sexta-feira, 14 de março de 2008

PAULO MARINHO É CONDENADO A 8 ANOS DE PRISÃO

A Justiça Federal no Maranhão condenou o ex-deputado federal Paulo Marinho (PL, atual PR) a oito anos de reclusão, em regime fechado, por peculato (desvio ou apropriação indébita de verba pública). Ainda cabe recurso ao TRF (Tribunal Regional Federal), ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e possivelmente ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A sentença prolatada pelo juiz federal Neian Milhomen Cruz, da 1a vara federal do Maranhão, consta do processo 1998.37.00.004754-0, na qual Marinho e os co-réus, Almir Lopes Moreira, José Antônio Ferreira Lobato, Marinel Dutra de Matos, Antônio Timóteo dos Anjos Sobrinho e Waldir Pereira de Carvalho são acusados de desviar recursos da Superintendência Regional do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Almir Moreira, José Antônio Lobato e Marinel Matos também foram condenados, mas o juiz absolveu Antônio Timóteo e declarou “extinta a punibilidade” (por decurso do prazo legal) de Waldir Pereira de Carvalho.

Na época do crime, final dos anos 1980, Marinho era o superintendente do INSS em São Luís. Segundo o Ministério Público Federal, ele usou o cargo para, em conluio com auxiliares e empreiteiros, desviar verba pública destinada à construção de postos de benefício previdenciário no Maranhão.

Marinho responde a vários outros processos civis e penais, por delitos que incluem desvio de recursos da Saúde, violação do sigilo das comunicações e fraude em licitações. Em 2005 ele teve o mandato de deputado federal cassado por ordem judicial, depois de ser condenado por improbidade administrativa no exercício do cargo de prefeito de Caxias (MA).

Um comentário:

John Cutrim disse...

ROSEANA HELLO KITTY FEZ APENAS TRÊS DISCURSOS NO SENADO EM 2007

A péssima atuação de Roseana Sarney, que seus veículos tentam á todo custo esconder, está a “olhos vistos” e já lhe tinha rendido o titulo de a mudinha do Senado.Para não dizerem por aí que é implicância de minha parte com Hello Kitty, de acordo com o relatório de atividades dos senadores de 2007, a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso Nacional, ocupa a antepenúltima posição no ranking dos parlamentares que fizeram discurso. Foram apenas três durante o ano. O penúltimo é o senador ACM Júnior (DEM-BA) e o último Gim Argelo (PTB-DF).

O documento de 1085 páginas mostra que somente 11 das 345 emendas constitucionais foram analisadas e 244 projetos de lei entre 2171 receberam a atenção dos senadores no ano passado.

Em 2008, as votações engatinham. Apenas três projetos de lei foram apreciados, além de seis “redações finais”, que nada mais são do que conclusão de propostas aprovadas em 2007.

Nenhuma PEC entrou em votação até agora. Vale lembrar que votar não significa aprovar. Ao apreciar uma matéria, o parlamentar pode aceitá-la, rejeitá-la ou arquivá-la. Os dados de 2007 são muito parecidos com os dos quatro anos anteriores, segundo levantamento feito pelo jornal Correio Braziliense.

Blogue John Cutrim www.johncutrim.zip.net