quinta-feira, 13 de março de 2008

SEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Achei um absurdo, uma agressão à liberdade de expressão, a idéia perpassada por um advogado do núcleo duro da prefeitura de Colinas de que eu tenho um mentor intelectual para este blog, no caso o meu amigo Badeco. Na cabeça dele eu não tenho capacidade para escrever nada, já que não possuo um raciocínio lógico, ou seja, só ele e ninguém mais, tem capacidade para escrever algo sobre vários assuntos. É ele, em suma, o “Doutor Supremo”, aquele que tudo sabe e de tudo entende.

Fiquei surpreso com a informação a mim repassada pelo próprio Badeco de que esse mesmo causídico – que é advogado da prefeitura de Colinas, “dono” de Cartório em Sergipe e Defensor Público concursado no Estado de Roraima (não sei qual a mágica utilizada para conciliar tantas funções), além de atuar como ghost write de outro(a) causídico(a) – irá entrar, através da prefeitura de Colinas, com várias ações, contra o meu suposto “mentor”, no caso o Badeco, por ele está escrevendo no meu lugar e por alguns escritos dele de ainda quando seu blog estava no ar. E o disparate maior é que tais ações, cerca de dez no total, serão impetradas no CNJ – Conselho Nacional da Justiça, no Tribunal de Justiça, na Corregedoria-Geral da Justiça, nesta última através da FAMEM – Federação dos Municípios do Maranhão, Polícia Federal e Polícia Civil, segundo ele por crimes de difamação, calúnia e injúria contra o Excelentíssimo Senhor Prefeito desta cidade. E porque não entrar também na Interpol, Cia ou FBI?

Será se pelo fato de eu ser advogado com muitos anos de profissão, formado pela Universidade Estadual da Paraíba, ter sido vereador e presidente da Câmara Municipal de Colinas e ser o atual vice-prefeito da cidade, portanto, com larga experiência política, além de ter como leitura obrigatória quase todos os clássicos da literatura mundial, ter lido os melhores livros da área do direito, da filosofia, da semiologia e do simbolismo tradicional, ter participado de vários cursos e seminários de Direito em diversos lugares do Brasil, não me permitem ter uma noção exata das coisas, dos fatos e portando ter uma boa escrita? Será se não tenho capacidade para discorrer sobre qualquer assunto ligado ao direito ou à política de um modo geral, área em que atuo há pelo menos dez anos? Precisaria de alguém para fazê-lo por mim?

O que me assusta no causídico são seus rompantes stalinistas, notadamente antidemocráticos e alheios ao princípio básico da livre expressão que, por sinal, são bem comuns no perfeito idiota latino americano adepto do cinismo nostálgico dos comunistas fanfarrões e bufões do passado sem poder algum de argumentação, os típicos oportunistas e radicais sem causa que usam o cinismo como forma de enganar o povo, que acham que pode resolver tudo através da força, da porrada e da intimidação.

Em pleno século XXI esse tipo de comportamento não cabe mais no Brasil. Nosso País já viveu momentos de uma ditadura sangrenta, mas hoje reina a mais absoluta democracia. Todos têm direito de ir e vir e se expressar livremente. Ameaçar alguém com processos é típico daqueles que não têm argumentos e não aceitam qualquer tipo de críticas, mesmo quando estão mergulhados até o pescoço no lamaçal da corrupção. E para esses idiotas eu tenho a receita: renunciem aos cargos que ocupam e vão para casa! Ou então: façam por onde merecer algum tipo de elogio.

Quando decidi criar um blog para expor minhas idéias e criticar o governo municipal, já esperava por isso, esperava todos os tipos de retaliações. O que não esperava é que fossem atirar justamente em quem não tem nada a ver com isso.

Pois bem. Quem escreve tudo aqui sou eu. Eu sou o responsável por tudo que é postado e assumo toda a responsabilidade por cada linha, cada parágrafo. Querem me processar por isso? Façam!

Diante de tudo isso, fica a impressão que em Colinas instalou-se a república do medo, ninguém pode criticar, ninguém pode dizer nada do prefeito ou de seus aliados que logo este causídico vem com essa história de processos, numa louca tentativa de intimidar aqueles que são contra os desmandos praticados na prefeitura.

Vou acionar os órgãos de imprensa do Estado (Blogs do Walter Rodrigues, Décio Sá e Marco d´Eça, Sistema Mirante, além do Jornal Pequeno) e vou informá-los da tentativa de censura, de ameaça e terrorismo que alguns vêm tentando implantar na nossa pacata Colinas. Vou acionar ainda o deputado federal Pedro Fernandes e saber que tipo de providência podemos tomar. Tenho certeza que o Sistema Mirante vai adorar se debruçar sobre esse tema.

E reafirmo aqui: todos, sem exceção, têm direito à liberdade de expressão. Crime não é dizer a verdade e o que se pensa. Crime é intimidar as pessoas e tentar fazer disso aqui uma Cuba ou uma Venezuela, o que eu não aceito e não concordo. Crime é dar ao dinheiro do povo outra destinação que não a estipulada em lei e achar isso a coisa mais normal do mundo.

Portanto, se estão incomodados com o meu Blog, que venham a público e me provem que estou colocando ao leitor fatos que não são verdadeiros, e daí me processem, pois terei o maior prazer em mostrar ao judiciário que tudo que falo sobre a administração é verdade, daí sim, acionarei as autoridades para que adotem providencias quanto ao mau uso dos recursos que são destinados ao nosso povo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Antonio,

Li com muita tristeza que alguns tentam implantar a censura em Colinas. Meu amigo Badeco tirou o blog dele do ar justamente porque sofreu pressões de todos os lados, até do judiciário, a quem teria o papel de nos resguardar. Parabenizo a você pela iniciativa do blog e pela iniciativa de denunciar esses abusos. E conte comigo e com meu blog pra qualquer eventualidade. Lembro aos "donos" de Colinas que os 21 artigos que pregava a censura e a liberdade de expressão e imprensa foram banidos pelo STF, portanto, todos têm direito à livre expressão. Ameaças, chantagem e intimidação não são aceitas pelos chamados grande órgãos de imprensa.

Grande abraço

Décio Sá.

PAULO EMILIO disse...

Querido amigo Tontonho,

Vc não só tem capacidade, conhecimento, como legitimidade pra falar em seu nome, dos seus eleitores e em nome de nossos conterrâneos.
Conte com nosso humilde apoio.

Cordiais saudações,

Paulo Emílio