quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O QUE É SER TRAÍRA?

Traíra é um peixe comum nos rios e lagos de água doce, de dentes afiados, e que costuma se esconder dentro da lama, dificultando a sua captura. Bem, pelo menos é isso que entendo sobre o peixe. Entretanto, bem que eu poderia ser melhor assessorado, caso um certo traíra pescador não tivesse sucumbido ao outro significado dado atualmente ao nome. Nos dias atuais, tem-se dado a denominação traíra, àqueles que traem seus amigos, que prometem e não cumprem, que se fazem de amigos e depois lhes mandam às favas, em Colinas e no Maranhão vários podem receber essa denominação. Senão vejamos:

Nas eleições passadas para Prefeito, me aliei ao Sr. Zé Henrique com promessas de que eu teria participação direta na administração. Passados três anos e dois meses, se quer tive direito a um gabinete na Prefeitura onde eu pudesse exercer a função a mim outorgada através do voto do povo colinense. Portanto, ao contrário do prometido, se afastam de mim, não me dão ouvidos, me negam qualquer pedido, não aceitam as minhas idéias, se quer aceitaram trazer um Posto da Previdência Social, quando a mim foi oferecido pelo Superintendente Regional no Maranhão, ou mesmo quando pedí ao Sr. Prefeito que me acompanhasse em uma reunião com o Gerente de Negócios da Caixa Econômica Federal em São Luis, onde o mesmo iria viabilizar recursos para obras em nosso município. Portanto, para eles, só fui útil quando da eleição, depois, me mandaram procurar o meu rumo, optando por trazer pessoas de outras cidades para exercer funções que tantos outros colinenses são capazes de exercer.

Vejamos também as últimas eleições estaduais:

Quando o Sr. Jackson Lago, não dava nenhuma demonstração de que poderia vencer as eleições estaduais, eu, juntamente com o meu amigo ABMAEL ESSER - BIMA, resolvemos entrar de corpo e alma na campanha, apoiando o atual governador, enquanto Zé Henrique, somente para agradar Zé Reinaldo e ajudar o seu irmão Carlos Brandão, resolveu apoiar Vidigal contra sua vontade, já que imaginava que Roseana Sarney sairia vitoriosa. Contrariando as previsões, Jackson chega ao segundo turno, daí embalado por muito dinheiro e adesões suspeitas, ganha as eleições.

Primeira atitude do Governador, toma o PDT do seu fiel amigo e eleitor BIMA e o entrega para o Zé Henrique, que se quer o recebeu no primeiro turno das eleições, ou mesmo se quer colocou alguém ou algum veículo para apanhar o atual governador, recorrendo o Sr. Bima ao Sr. Joaci, que se prontificou a ir busca-lo, tendo Bima lhe recepcionado com um grande almoço na residência de sua mãe.

Muitos foram os outros traíras, que movidos pelo emprego a familiares, gratificações, os chamados jetons, foram correndo abraçar o Prefeito Zé Henrique, e antigos desafetos tornaram-se velhos amigos. O Prefeito Zé Henrique, através do dinheiro, de empregos, cooptou quase todos os vereadores, os suplentes e as lideranças políticas, deixando os adversários à mingua, tudo a custo do dinheiro público, que ao invés de ser aplicado em melhorias para o povo serve de instrumento de barganha para angariar apoio político. Talvez por isso, pensa que lançando um(a) candidato(a) "LARANJA", pode ganhar as próximas eleições, entretanto, acredito na força do povo que nunca se rendeu e jamais se renderá.

Um comentário:

Unknown disse...

ainda vai passar muita agua por baixo dessa ponte...